Mercado de opções

O lançador de uma opção recebe um prêmio para assumir a obrigação de vender (opção de compra) ou comprar (opção de venda) se exercido pelo titular. Como qualquer compromisso financeiro, ele deve honrar essa obrigação se designado para tal.

As opções de estilo americano podem ser exercidas a partir do pregão subseqüente à realização da compra, até a sua data de vencimento.

As opções de estilo europeu podem ser exercidas apenas na data de vencimento estipulada no contrato de opções.

 

Principais Riscos do Mercado de Opções

O preço e o retorno de qualquer instrumento financeiro estão sujeitos a flutuações imprevisíveis. Nesse sentido, as opções são instrumentos de gerenciamento de risco (servem para adaptar o risco às expectativas e à capacidade financeira do investidor), e podem ser usadas para limitar o risco dos portfólios em caso de mudança inesperada no preço das ações.

Além disso, o mercado de opções oferece outras vantagens, tais como a possibilidade de alavancagem dos investimentos (aumento do retorno potencial sobre um investimento sem aumentar o montante do capital investido), menores custos de transação (em comparação, por exemplo, com o investimento em ações), indicação da volatilidade do preço das ações, flexibilidade na montagem de estratégias de investimento.

Contudo, o mercado de opções apresenta alguns riscos dos quais os investidores devem estar conscientes (apresentados abaixo). Por exemplo, a alavancagem significativa proporcionada pelas opções pode gerar ganhos substanciais sobre uma pequena quantia do capital investido, mas também grandes prejuízos.

Além desses riscos específicos, o investidor em opções está igualmente sujeito às forças mais gerais que regem a oferta e a demanda, e aos riscos associados ao ativo-objeto.



Riscos Específicos do Mercado de Opções 

1) Validade:

As opções têm validade, ou seja, são ativos extinguíveis. Assim sendo, as opções perdem, na data de vencimento, qualquer valor que possam ter.

2) Opção de Compra:

  • Titular:

Pode perder a totalidade do capital investido em um período de tempo relativamente curto (prejuízo máximo: valor do prêmio).

  • Lançador:


Descoberto: uma vez que o lançador, nesse caso, se compromete a entregar títulos que não possui (se designado para tal), ele está em situação de grande risco, pois o mercado pode se movimentar em direção contrária a sua expectativa. No seu caso, esse seria o movimento de alta, quando o lançador teria que comprar as ações para atender ao exercício a um valor acima do preço de exercício.

Assim, ele corre o risco de não só "devolver" o prêmio recebido, como também de ter um desembolso muito grande (potencial de prejuízo ilimitado).
Coberto: corre um risco um pouco menor, pois possui as ações que deverá entregar em caso de exercício (como "cobertura" à sua obrigação); não obstante, um lançamento de opção de compra coberta não constitui uma operação de renda fixa.

3) Opção de Venda:

  • Titular:

Pode perder a totalidade do capital investido em um período de tempo relativamente curto (prejuízo máximo: valor do prêmio).

  • Lançador:
Seu risco é quase equivalente ao risco do lançador descoberto de opção de compra; a diferença é que esse lançador compromete-se a comprar as ações do titular (ao preço de exercício), e seu maior prejuízo ocorre na hipótese do preço da ação-objeto ser zero no momento em que ele for designado para atender ao exercício (potencial de risco praticamente ilimitado).

Vencimento de opções 2016

 

Público alvo

Destinado ao público em geral, pessoa física e juridica com interesse em aplicar a curto, médio e longo prazo.

A Instituição é aderente ao Código de Varejo

 

Trata-se de uma modalidade de Investimento que não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito”

 

 

1
1
1
1
1
1
1
1

Redes Sociais
1
1
1
Solidez Corretora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA. Todas as operações realizadas através do homebroker são executadas pela Solidez CCTVM LTDA., instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções, podendo invalidar ordens ou negociações. As informações sobre ações e empresas contidas no site da Solidez Corretora de Cambio Titulos e Valores Mobiliários Ltda, não devem se constituir em uma recomendação, a decisão pelo tipo de investimento é de responsabilidade do cliente.

 

Rua XV de Novembro 184, 5º andar - São Paulo - SP - Centro - CEP 01013-000
Telefone:(11) 3291 - 4788